Sulfato de Glucosamina
A Glucosamina é aminossacarídeo, produto da metabolização da glicose muito utilizado e exaustivamente estudado principalmente por ser capaz de inibir a deterioração da cartilagem. Muito utilizado no tratamento da osteoartrite, costuma apresentar os primeiros sinais de melhora a partir da terceira semana de tratamento, sensação essa que se estende por até quatro semanas, após a suspensão do uso.
Um estudo realizado comparativo entre a glucosamina e o ibuprofeno, apontou uma resposta mais imediata à dor em relação a ele. Ou seja, Glucosamina sulfato é também um aliado interessante para os que praticam exercícios, na diminuição da dor e da inflamação.
Sulfato de Condroitina
A Condroitina é uma molécula que está presente na matriz do tecido conjuntivo de animais vertebrados e que há muito tempo vêm sendo utilizada no tratamento da osteoartrite e outras doenças ou inflamações semelhantes e/ou relacionadas. A produção científica a cerca dela é vasta e lhe dá suporte clínico ao uso, apesar de estar ainda se tentando elucidar o mecanismo de ação. A Condroitina, além disso, tem sido usada nas dores decorrentes de exercícios físicos extenuantes para alívio da dor e diminuição da inflamação.
MSM
O MSM, ou METIL SULFONIL METANO é a forma natural de enxofre orgânico encontrado em todos os organismos vivos. Ele está presente no cérebro, epiderme, cabelos, unhas, ossos e totaliza 0,25% do peso do corpo. Apesar da abundância, quando os alimentos são aquecidos ou processados o MSM se perde, portanto sempre há necessidade de suplementação.
O Enxofre orgânico, MSM é importante para síntese de colágeno e queratina. Por conta disso, MSM é ideal para suplementação daqueles que tem unhas fracas, cabelos quebradiços, pele flácida e desconforto nas articulações após exercícios. Quando a suplementação de MSM for insuficiente podem ocorrer rachaduras na pele e rugas; os cabelos perdem o brilho, a maciez e a elasticidade.
Ele acelera a cicatrização de ferimentos, tem apresentado resultados promissores em estudos para o tratamento da osteoartrite e tem ação anti-inflamatória, por aumentar a permeabilidade das células agindo como poderoso detoxificante. Acredita-se que o MSM, pode inibir a transmissão de impulsos da dor, aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir espasmos musculares.
Manganês Quelado
Responsável pela boa utilização da biotina, Vitamina B1, Vitamina C. é necessário para boa estrutura óssea, importante na formação da tiroxina, na reprodução, ajuda a eliminar a fadiga, desempenha importante papel do sistema nervoso central, melhora os reflexos musculares e a memória e reduz a irritação nervosa.
O Manganês está ligado a função de diversas enzimas como a superoxidodismutase mitocondrial, arginase, fosfoglicomutase, colinesterase, beta-ceto, descarboxilases oxidativas, certas peptidases, ATPase muscular. Seu papel na artrite reumatóide vem da ação das enzimas de que faz parte, que entram na síntese do colágeno, ácido hialurônico e de outros constituintes das cartilagens das articulações. A deficiência de Manganês em animais provoca a esterilidade e degeneração, responsável pela boa utilização da Biotina, Vitamina B1 e Vitamina C.
Fontes de manganês
É encontrado em maior quantidade nos cereais integrais, sementes de legumes, tubérculos,frutas, vegetais e, em menor quantidade, no leite, aves e peixes.
Toxicidade
A intoxicação por Manganês produz distúrbios psiquiátricos semelhantes à esquizofrenia, e distúrbios neurológicos semelhantes ao mal de Parkinson. Recomendação de uso de 5 a 20 mg de Manganês ao dia.
Os resultados e indicações são avaliados e comprovados pelo fabricante e baseados nos estudos das ações do mesmo, descritos na literatura.
Principais Indicações:
Segundo o farmacêutico este produto é indicado:
Para aqueles que sofrem de fortes dores em decorrência de treinos extenuantes ou para competições;
Para lubrificar e proteger as articulações, evitando intensificação de desgaste ou degradação das articulações;
Para aqueles com lesões ou com condições de artrite que precisam se exercitar obrigatoriamente por conta do peso e sentem muita dor.
Sulfato de Glucosamina
- Ação anti-inflamatória;
- Auxiliar nos tratamentos de osteoartrite e artrite reumatoide;
- Diminui a percepção de dor, inclusive em exercícios físicos.
- Inibe a deterioração da cartilagem.
Sulfato de Condroitina
- Ação anti-inflamatória;
- Auxiliar nos tratamentos de osteoartrite e artrite reumatoide;
- Diminui a percepção de dor, inclusive em exercícios físicos.
MSN
- Fonte de enxofre para cabelos e unhas;
- Ação anti-inflamatória;
- Diminui a dor crônica;
- Auxilia no tratamento da osteoartrite.
Manganês Quelado
- Diabetes;
- Processos inflamatórios crônicos;
- Degeneração de disco vertebral;
- Osteoporose.
BENEFÍCIOS DO SUPLEMENTO:
Estimula a produção de cartilagens;
Atua no controle da dor e na melhora funcional das articulações;
Aumenta a retenção de água na pele, proporciona hidratação e reduz sinais de envelhecimento;
Auxilia na calcificação e ossificação;
Ajuda na regeneração das cartilagens, como lesões nos ligamentos;
Auxilia na lumbalgia (dores na região lombar) e artralgia (dores nas articulações);
Auxilia nas periartrites (dores e inflamações na região do ombro).
Principais Indicações
Ajuda a manter a saúde das articulações;
Promove maior conforto das articulações inflamadas;
Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações,
Melhora a qualidade de vida para atividades diárias;
Artrose e osteoartrose;
Artrite reumatoide e osteoartrite;
Lesão articular;
Lesão da cartilagem.
Literatura
Referências consultadas
Sawitzke, A. D. et al. The effect of Glucosamine and/or Chondroitin sulfate on the progression of knee osteoarthritis: A report from the Glucosamine/Chondroitin arthritis intervention trial. Arthritis & Rheumatism, v. 58, n. 10, pg. 3183-3191, 2008.
MICHEL, B. A. et al. Chondroitins 4 and 6 Sulfate in osteoarthritis of the knee: A randomized, controlled trial. Arthritis & Rheumatism, v. 52, n. 3, pg. 779-786, 2005.
HUSKISSON, E. C. Glucosamine and Chondroitin for osteoarthritis. The Journal of International Medical Research, v. 36, n. 6, pg. 1161-1179, 2008.
CHAN, P. S. et al. Glucosamine and chondroitin sulfate regulate gene expression and synthesis of nitric oxide and prostaglandin E(2) in articular cartilage explants. Osteoarthritis and Cartilage, v. 13, 5, pg 387-394, 2005.
SANTOS,C. V. Sulfato de Condroitina: da matéria-prima a terapêutica. Tese de Graduação, Porto Alegre: UFRG, 2009, 80 pág.
OLSZEWER, E.; JALDIN, C.; FRANÇA. P. F. (col.) Vade-Mecum Ortomolecular de A a Z. São Paulo: Multimídia Editora, 2007, pg. 392-394.
Condroitina 1200mg
MSM 250 mg
Manganês Quelato 3mg
Excipiente qsp 1 cápsula
Validade: 6 meses
Sugestão de modo de usar: Tomar 1 (uma) dose por dia, com pelo menos meio copo de água ou conforme orientação de um profissional habilitado.
Pode acontecer que tanto pela quantidade, quanto pela densidade dos produtos, a fórmula encomendada possa apresentar mais que 1 (uma) cápsula por dose. Se isso ocorrer, será informado no rótulo a quantidade correta de cápsulas a serem tomadas.
Recomendações gerais importantes. Leia antes de usar:
Precauções e reações adversas:
ATENÇÃO
Os efeitos colaterais mais comuns do Sulfato de Glucosamina são de origem gastrintestinal: diarréia, náusea, vômito, cefaléia, ‘heartburn’ e anorexia foram relatados por menos de 1% dos pacientes durante a terapia oral.
Interação com outros medicamentos: o Sulfato de Glucosamina pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilinas e cloranfenicol.
A Condroitina pode causar dor de cabeça, náusea, indigestão, irritabilidade. Evitar o uso em caso de hemorragias.
Cardiovasculares: taquicardia e edema periférico tanto via intramuscular quanto por via oral, apesar não se saber a relação causal;
Sistema nervoso central: Sonolência, enxaqueca e insônia foram observadas em menos de 1% dos pacientes;
Sistema endócrino: Alguns estudos afirmam que a glucosamina pode funcionar como um inibidor competitivo da glicoquinase nas células beta pancreáticas;
Sulfato de Glucosamina e sulfato de Condroitina interagem com agentes antidiabéticos, reduzindo sua eficácia. Ela também reduz a eficácia de inibidores da topoisomerase II como doxorubicina, etoposide e teniposide.
O efeito da Glucosamina não foi totalmente elucidado no que tange a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina. Pacientes diabéticos devem manter maior controle sobre a glicemia durante este tratamento.
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado;
2. Imagens meramente ilustrativas;
3. Este medicamento não deverá ser partido ou mastigado;
4. É recomendável dieta equilibrada e exercícios físicos para auxiliar a redução de peso;
5. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto;
6. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico;
7. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido;
8. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem;
9. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças;
10. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica;
11. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica;
12. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica;
13. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica;
14. Respeite a dose diária recomendada.
15. Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
16. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
“Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista.”
"Venda sob prescrição de profissional habilitado, de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Nossos farmacêuticos estão habilitados para prescrição farmacêutica. Consulte-nos!"
“O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto” RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.”