Eficácia em Clareamento de Pele
Creme Cisteamina 5%, é eficaz para tratamentos de distúrbios de hiperpigmentação oriundas de Melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória e cicatrizes de acne, promovendo a uniformização do tom da pele, pela redução da melanina na epiderme.
Descrição
Cisteamina é o novo ativo indicado para desordens de hiperpigmentação cutânea, atuando como corretor de pigmentos. Naturalmente presente no corpo, a Cisteamina reduz fortemente a melanina na epiderme, corrigindo eficazmente o melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória. A eficácia da Cisteamina tópica no tratamento do melasma foi recentemente demonstrada em ensaios clínicos publicados nas mais renomadas revistas científicas e presente nos principais congressos de dermatologia mundiais.
Cysteamina, Mais potente e segura
Pesquisas demonstram que a Cisteamina uso tópico é muito mais potente e segura que a hidroquinona sendo indicada para pacientes com melasma resistente ou com desordens de hiperpigmentação causadas pelo sol ou pós gestacional.
A L-cisteamina é um antioxidante endógeno produzido durante o ciclo de metabolismo da coenzima A e está naturalmente presente em todas as células de mamíferos. Sua atuação está relacionada a diminuição das espécies reativas de oxigênio, inibindo a produção de melanina pelos melanócitos.
Os primeiros sinais de correção de pigmento tornam-se visíveis após 6 semanas de aplicação uma vez ao dia. Resultados ótimos são obtidos após 8 a 12 semanas de uma aplicação diária.
Mecanismo de ação - Cisteamina tópica: potente mecanismo de clareamento da pele.
A Cisteamina é uma molécula mercaptacética, com um grupo tiol e um grupo amina, produzida endogenamente a partir do aminoácido L-cisteina. Seu mecanismo de ação consiste na diminuição da atividade da tirosinase e da tirosinase 2, principais enzimas envolvidas nos mecanismos de produção de melanina. Atua pela inibição da oxidação dessas enzimas, fator essencial para iniciar a cascata da melanogênese. Assim, a Cisteamina diminui a produção de melanina desde o início do processo.
Cisteamina tópica: nova era de tratamento do melasma resistente. Resultados da redução na pigmentação pode ser visível após 6 semanas de uso e são mais significativos após 8 a 12 semanas. Os protetores solares devem continuar a ser usados durante todo o ano.
Os resultados e indicações são avaliados e comprovados pelo fabricante e baseados nos estudos das ações do mesmo, descritos na literatura.
Benefícios
Segundo o farmacêutico este produto é indicado para:
• Eficácia significativa na Correção de hiperpigmentação e Melasma;
• Relação benefício/risco, superior;
• Biocompatível;
• Bem tolerado;
• Não fotossensibilizante;
• Não cancerígeno;
• Não mutagênico;
• Eficácia comprovada.
Estudo Clínico - Cisteamina HCL
Avaliação clínica da eficácia, segurança e tolerabilidade do creme de cisteamina 5% em comparação com a fórmula de Kligman modificada em indivíduos com melasma epidérmico: um estudo clínico duplo-cego randomizado Abstract: A fórmula de Kligman (KF) permanece até hoje o tratamento de escolha dos dermatologistas para o melasma. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da fórmula de Kligman modificada (MKF) em comparação com o creme de cisteamina 5% na gravidade do melasma epidérmico. Materiais e métodos: Um total de 50 indivíduos com melasma epidérmico foram incluídos neste estudo duplo-cego e randomizado. Os indivíduos receberam creme de cisteamina 5% ou MKF (4% de hidroquinona, 0,05% de ácido retinóico e 0,1% de betametasona). Creme de cisteamina (aplicado uma vez ao dia, exposição de 15 minutos) ou MKF (aplicado uma vez ao dia, exposição à noite inteira) foram usados pelos sujeitos durante quatro meses consecutivos. A eficácia dos tratamentos foi determinada por meio do índice de gravidade da área de melasma modificado (mMASI), a avaliação global do investigador (IGA) e questionários aos pacientes. Resultados: A idade média (DP) dos indivíduos foi de 34,96 (6,17) e 35,76 (5,23) anos para o grupo cisteamina e MKF, respectivamente. A pontuação mMASI média após 4 meses foi 7,04 (2,23) no grupo MKF e 6,09 (2,01) no grupo cisteamina. Em ambos os pontos de avaliação prospectiva (2 meses, 4 meses), a redução percentual na pontuação mMASI foi aproximadamente 9% maior pelo creme de cisteamina em comparação com MKF, e essas diferenças foram estatisticamente significativas (P = 0,005 e 0,001, respectivamente). Conclusão: O creme de cisteamina 5% mostrou maior eficácia em comparação ao MKF. Assim, propõe-se que o creme de cisteamina a 5% seja mais eficaz do que o MKF no tratamento do melasma, com a vantagem de ser significativamente melhor tolerado.
REFERÊNCIAS
FARSHI. S. MANSOURI. P. KASRAEE. B. Efficacy of cysteamine cream in the treatment of epidermal melasma, evaluating by Dermacatch as a new measurement method: a randomized double blind placebo controlled study. in J Dermatolog Treat. 2018 Mar;29: 182-189.
Disponível em < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09546634.2017.1351608?journalCode=ijdt20>. Acesso em 05 de Fevereiro de 2019.
KASRAEE B. MANSOUR.I P. FARSHI. S. Significant therapeutic response to cysteamine cream in a melasma patient resistant to Kligman's formula. In J Cosmet Dermatol. 2019 Feb;18: 293-295. Disponível em < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jocd.12837>. Acesso em 05 de Fevereiro de 2019.
MANSOURI. P., FARSHI. S. HASHEMI. Z. KASRAEE. B. Evaluation of the efficacy of cysteamine 5% cream in the treatment of epidermal melasma: a randomized double-blind placebo-controlled trial. In Br J Dermatol. 2015 Jul;173 :209-17. Disponível em <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bjd.13424> Acesso em 05 de Fevereiro de 2019.
Karrabi, M., David, J., & Sahebkar, M. (2020). Avaliação clínica da eficácia, segurança e tolerabilidade do creme de cisteamina 5% em comparação com a fórmula de Kligman modificada em indivíduos com melasma epidérmico: um estudo clínico duplo-cego randomizado. Pesquisa e tecnologia da pele. doi: 10.1111 / srt.12901. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/srt.12901. Acesso em:18/08/2020.
Cysteamine 5%
Creme Lumi base 15 e 30g
Validade: 3 meses
Recomendamos usar da seguinte forma: Não é necessário lavar a região afetada antes da aplicação, se lavar aguardar 1 hora apara aplicar o creme.
Aplique uma camada fina sobre a pele (pode ocorrer uma sensação de aquecimento ou formigamento leve e durar até 30 minutos). Deixe por 15 minutos. Remova o creme lavando suavemente com água e sabão neutro, seque e hidrate a área. A hidratação da pele deve ser mantida durante o dia. Pode ser usada na superfície da pele do rosto, pescoço, corpo, mãos, pés, articulações e lábios.
Fase intensiva: uma vez ao dia durante 16 semanas.
Fase de manutenção: duas vezes na semana, uma vez ao dia.
Usar filtro solar de FPS50 ou superior por qualquer exposição ao sol, mesmo que temporária.
ATENÇÃO
Utilizar filtro solar FPS 50 diariamente .
O farmacêutico contraindica para portadores de vitiligo, mulheres grávidas, lactantes.
Seu uso pode causar uma Sensação de aquecimento/rubor ou formigamento temporário e vermelhidão que desaparece em até 30 minutos.
Irritação e secura mais persistentes, devem ser tratadas com emolientes, caso necessário.
Advertências:
Recomendações gerais importantes. Leia antes de usar:
- Nunca compre cosmético sem orientação de um profissional habilitado;
- Imagens meramente ilustrativas;
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem usar o produto;
- Evitar o contato com os olhos, caso isto ocorra lavar com água em abundância;
- Não aplicar sobre a pele irritada ou lesionada;
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico;
- Não use o cosmético com o prazo de validade vencido. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o cosmético se manterá próprio para o uso, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem primária;
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças;
- Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta;
- Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou no período de amamentação sem orientação médica.;
- Siga corretamente o modo de usar;
- A resposta varia de pessoa para pessoa e deve-se levar em consideração às suas condições fisiológicas e o fundo genético;
- Cysteamine pode causar sensação de queimação temporária ou vermelhidão que desaparece em 30 minutos.
- Irritação cutânea mais persistente, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Cysteamine 5% Gel-creme não deve ser utilizada em pessoas com história pessoal ou familiar de vitiligo, um distúrbio cutâneo despigmentante.
- Não aplicar na região do contorno dos olhos.
"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia”.
“O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto” RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.”